O Museu de Imagens do Inconsciente (MII), no Engenho de Dentro, inaugura neste sábado (10), às 11h, duas novas exposições simultâneas, marcando o retorno das atividades da instituição e os 70 anos de sua fundação. Uma delas será na própria sede do MII e foi batizada de “Do asilo ao parque: 70 anos de história”. Já a outra, que irá iniciar os trabalhos de exposição do prédio anexo, é intitulada “Ocupação Nise da Silveira”. Ambas tratam da história da saúde mental no Brasil e do instituto que leva o nome da psiquiatra que revolucionou os cuidados dos pacientes no país.
“Com espaços destinados à exposição de trabalhos artísticos, o Instituto entra no circuito cultural da cidade, sendo possível apreciar galerias de arte em diversos serviços. O Museu Imagens do Inconsciente comemora 70 anos de existência, oferecendo ao público obras que dialogam com o atual momento, e com processo de transformação do Instituto. As exposições ‘Do asilo ao parque’ e ‘Ocupação Nise da Silveira’ representam um marco importante na reabertura do museu, que precisou fechar durante a pandemia. Os nossos espaços são destinados à arte e cultura, e enchem de vida um local que já foi de muito sofrimento!”, diz Érika Pontes, diretora do Instituto Municipal Nise da Silveira, ao qual o MII está ligado.
VEJA A MATÉRIA COMPLETA EM: https://www.maisriodejaneiro.com/exposicoes-celebram-os-70-anos-do-museu-de-imagens-do-inconsciente/